Wednesday, May 26, 2010

Lost Last Season


Portanto, a série Lost terminou definitivamente e os argumentistas saíram pela porta baixa.

Em 1990, o realizador Adrian Lyne, o mesmo de Flashdance (1983), 9 Semanas e 1/2 (1986) e de Atracção Fatal (1987), agarrou num argumento de Bruce Joel Rubin e criou a obra prima Jacob's Ladder, em português intitulado BZ - Viagem Alucinante.

Nesse filme, Jacob receava ter sido alvo de uma droga experimental durante a guerra do Vietname, que lhe alterara a personalidade e fazia ver coisas que não estavam presentes, muitos anos volvidos. Ao investigar essa suspeita, a realidade de Jacob começa a misturar-se com a ficção e, no final do filme, depois de muitas imagens estranhas que terão inspirado os primeiros vídeos de Marilyn Manson, descobrimos que Jacob morreu ainda no Vietname, vítima de um momento de desordem em que os vários membros do seu pelotão, em vez de se defenderem contra o inimigo, terão investido brutalmente uns com os outros. Nos seus últimos e traumatizantes minutos de vida, Jacob terá inventado toda uma existência pós guerra que nunca chegou a viver, para tentar ultrapassar o horror do que realmente acontecera.

E o espectador ficava, assim, perante um vazio impiedoso, a certeza do que a guerra pode fazer a alguém, ao ponto de criar um futuro que nunca aconteceu.

Depois de Jacob's Ladder, o artifício tem sido utilizado mais ou menos a eito, quando a imaginação não dá para mais ou se tornou tão confusa que a única solução é dar o dito pelo não dito. Foi o que aconteceu em Lost. Aparentemente, não houve sobreviventes da primeira queda de avião. Tudo o resto foram seis temporadas a fazer render o peixe, misturando e inventado, à espera de que uma solução se apresentasse, mas com esta pomba debaixo da cartola, para o caso de não se lembrarem de nada.

Tiveram de recorrer à cartola. Não houve sobreviventes do voo Oceanic 815. Os Outros, a Dharma Iniciative, o Linus, o Widmore, o Richard, o Jacob, a Rousseau, o Smocke, nunca existiram. Falsas memórias dos tripulantes prestes a morrerem. E os ursos polares também ficaram por explicar. Nunca houve ursos polares em ilhas tropicais.

O argumentista Bruce Joel Rubin é também o responsável por Ghost - O Espírito do Amor (1990), Impacto Profundo (1998) e Amiga Mortal (1986).

2 comments:

  1. Claro que houve sobreviventes, a ilha existe.

    Mas eventualmente toda a gente morre e é nesse purgatório que todos se encontram posteriormente.

    Ou seja nos chamados flash sideways da 6º temp todos estão mortos (uns antes que outros). Na parte da ilha é tudo na vida real.
    E a Kate, Sawyer, Richard, Miles, etc conseguiram sair da ilha. O Hurley fica o novo Jacob com o linus e o Jack morre finalizando a série como esta começou.

    Não foi o final que eu mais desejaria mas teve os seus momentos

    ReplyDelete
  2. Verifico agora que este blog não me notifica dos comentários...

    a impressão com que fiquei foi outra, foi que nada aconteceu realmente após a queda do avião e a morte de todos os passageiros. uma espécie de Jacob's Ladder, em que ele, nos minutos que precederam a morte, no Vietnam, imaginou os dez anos seguintes da sua vida, que nunca chegou a viver.

    ReplyDelete