Friday, September 21, 2012

Pum Pum nA Vertigem de Zenão


O meu detective precisa de uma arma. Como o inspector Ismael não usa genéricos e a minha escrita é cinematográfica, os olhos do leitor têm se ser tão alimentados quanto a sua imaginação. Daí que a escolha de uma arma para um homem da lei não seja de somenos importância.


Ora bem, investigador meu também não compra no supermercado. De fora ficam, por isso, Colts 1911 e Berettas 92FS, assim como coisas irrealistas como Desert Eagles, .44 Magnums e canhões tipo o revólver 454 Casull, que é tão potente que é um six shooter cujo tambor só aguenta cinco balas, tal é o tamanho de cada uma. A Walther P99 é das coisas mais bonitas com que James Bond já fez pose, por isso está também de fora. Ismael não usa refugo de agente secreto.

Assim, tentei instruir-me no que aí anda de bom e recente e fiquei com duas opções ex aequo. São ambas novidades de 2012, quentes da fábrica, com a diferença de tratar-se de uma pistola e de um revólver, e de estarem separadas por um Continente. Quer dizer, mais ou menos. 


Primeiro, a XD-S, pistola compacta da Springfield Armory norte-americana, mas made in Croácia. Calibre .45 ACP, design agressivo, um cabo tão curto que o carregador só leva 5 balas (mais uma na câmara). De pequenas dimensões e leve, tem uma mira a três pontos com fibra óptica à frente bastante confiável e um coice relativamente suave para o grosso calibre (.45ACP é mais do que 9mm). O cano tem 8,3 centímetros de comprimento.


Quando disse ex aequo, queria dizer quase. É que um polícia português não se pode pôr a gastar as economias em brinquedos e Ismael preferiu o revólver Chiappa Rhino 200DS. É o segundo revólver de sempre com alinhamento invertido do cano face ao tambor, o que diminui consideravelmente o coice da arma, já que aproxima a linha do antebraço da do cano da arma. Para além disso, o coice é para trás e não em arco, o que facilita a pontaria num segundo tiro. Esta inovação é obra de Emilio Ghisoni, que em 1997 a introduziu na Mateba Model 6 Unica e agora a desenvolveu para a marca Chiappa. O Rhino aceita seis balas de calibre .357 Magnum, que é mais potente do que .45ACP, o cano tem 5.9 centímetros, o tambor é hexagonal, em vez de redondo, para ficar mais estreito. Mais do que isto, só com um especialista. 

Quem é o Inspector Ismael Diogo e onde podem vê-lo disparar a sua recém encomendada Chiappa Rhino? Aqui mesmo em http://ricardolopesmoura.weebly.com/.

No comments:

Post a Comment