Uma curiosidade: Michael Blake ganhou o Oscar de Melhor Argumento Adaptado por Danças Com Lobos, em vez de Melhor Argumento Original, porque publicou o romance primeiro. O engraçado é que o projecto começou por ser um guião que ninguém queria e Costnre, em 1986, convenceu o escritor a transformá-lo em livro, para depois lhe comprar os direitos de adaptação. Porque não ficou logo com o guião permanece um mistério.
Outra curiosidade é que o escritor publicou uma sequela em 2001 (The Holy Road), mas Kevin Costner declinou entrar na adaptação. Para o seu papel falou-se em Viggo Mortensen, mas a produção parece parada.
O filme é de 1990. Em 1993 saiu uma nova versão, com mais 52 minutos, que foi intitulada de Special Edition para a exibição no canal ABC, Extended Cut para o DVD e Director's Cut para o Blu-Ray. É sempre a mesma versão, com 4 horas de duração. Apesar dos comunicados a explicar esta versão serem assinados por Kevin Costner e pelo produtor Jim Wilson, o realizador disse mais tarde que não teve o menor envolvimento.
No comments:
Post a Comment