Tuesday, April 3, 2012

Aqui vampiro não entra!

Ainda não há explicação para um vampiro não poder entrar numa casa sem ser convidado.

Que uma igreja seja terreno sagrado, ainda vá, engole-se, porque estes mitos europeus radicam da perseguição ao Paganismo pela Santa Inquisição. Agora, uma casa particular é cimento, madeira e papel de parede. Porque é que impede a entrada de um vampiro? O Drácula era um cavalheiro, claro está, não ia impor a sua presença quando não era bem-vindo. Mas e o resto da corja canina? Onde estão os porteiros invisíveis, que dizem "Só entra com convite"?

Aceitam-se teorias.

2 comments:

  1. A mais popular, que tem algumas variantes, é que as casas das pessoas estão protegidas pelos espíritos dos seus seus ancestrais e que os vampiros, como criaturas profanas não conseguem atravessar entradas sem ser convidadas pelo dono da casa.

    Outra variante é que a casa simboliza o corpo e faz parte do livre arbítrio decidir quem tem acesso ao seu corpo e (subentenda-se) à sua alma. Ou seja, o poder divino protege o incauto do seu atacante demoníaco, a não ser que por livre vontade dele, lhe seja dado acesso.

    Dependendo da mitologia usada, os convites podem ser "desfeitos", em Buffy através de um ritual de bruxaria, em True Blood, a renúncia é feita verbalmente.

    No filme do Stephen King, também pode ser renunciado um convite a um vampiro.

    ReplyDelete
  2. Marco, gosto da teoria dos espíritos dos ancestrais, mas inquina nas casas novas. por exemplo, no remake do Fright Night, a urbanização é uma espécie de Wisteria Lane novíssima em folha (algumas casas ainda nem estão acabadas)...

    Já não aceito a teroria de que a casa simboliza o corpo, precisamente porque os vampiros violam o corpo, isto é, mordem sem autorização. ora, se não respeitam o corpo, propriamente dito, porque respeitariam um seu símbolo. por outro lado, também não é uma questão de propriedade privada, porque um carro é muitas vezes a cara do seu dono, mas o carro não está vedado a um vampiro (a menos que cheio de dentes de alho).

    Qual filme do Stephen King, o Salem's Lot? Portanto, o livro, porque o filme do Tobe Hooper é muito esparso em teorias...

    ReplyDelete