Thursday, February 18, 2010

Cuddy Não Agiu Sozinha



Alguém já viu o 13º episódio da 6ª temporada do House?

Pela primeira vez em toda a série, Lisa Cuddy tem direito a um episódio só seu. Claro que toda a gente se perguntava há anos o que faz esta directora de Hospital de olhos de carneiro mal morto, que desculpa tudo o que o House faz e agora tem um namorado que é detective privado e uma filha adoptiva.

Pois bem, o seu corpo já tínhamos visto a fazer uma lap dance ao House numa alucinação do penúltimo episódio da 4ª temporada, mas agora vemo-la a contrabalançar o trabalho e a vida familiar. Mas isso não seria o suficiente para aqui fazer este post, o importante é espelhar os meus brilhantes dotes dedutivos.

Durante todo o episódio, a Dra Cuddy lutou sozinha por conseguir ver aprovada uma alteração do contrato com uma mega-seguradora de cuidados médicos. Sim, o episódio concentra-se nesta proposta, que a seguradora não está disposta a aceitar. O namorado diz-lhe onde o CEO da seguradora vai almoçar e ela vai apertar com ele, mas ele descarta-a. Logo a seguir, o representante da seguradora diz-lhe que nunca achara que ela seria capaz de fazer o que fez e faz uma contra-proposta, mais razoável. Ela não aceita, porque não a acha suficiente.

Quase no final do episódio, sem que ela tenha feito mais nada por isso, a seguradora aceita a proposta inicial dela, e aquilo que o representante lhe diz é:

"You can call off your dogs, now."

Ela não percebeu ou nem o ouviu e ficou toda feliz. Não perdeu o emprego e conseguiu mostrar que é uma boa negociadora.

Agora... eu acho que nada do que ela fez teve a menor relevância. Sem que o tenhamos visto ou nos tenha sido dado o menor indício para além da frase que transcrevi, eu digo, meus caros Watsons, que...

O namorado foi o responsável por a seguradora ter baixado as orelhas. Ele sugeriu à Cuddy descobrir os podres da farmacêutica para ela usar como alavanca, ao que ela recusou e ele encolheu os ombros. Claro que isso não era possível num dia, mas isto é uma série, e acho que ele a ajudou. Só isso dá sentido à expressão «call off your dogs». É que, se não for isso, ela agiu sozinha o tempo todo e nada fez do que dar um sermão ao CEO, que se borrifou para ela. E a proposta foi subida duas vezes na mesma tarde, o que implicaria mais pressão após a primeira contra-proposta.

Mas isto sou só eu. Apenas o desenrolar da série poderá dar-me razão, a não ser que, por alguma razão, despachem o personagem do namorado e isto fique por decifrar. Mas algo me diz que ele ainda lho vai atirar à cara, numa discussão.

Fica a nota.