2. Contêm um fito-nutriente importante chamado licopeno que tem sido comprovado no combate contra o envelhecimento e têm propriedades anticancerígenas. Parece ser particularmente eficaz contra o cancro da próstata e do cólon.
3. O licopeno que se encontra no tomate protege a matéria genética do organismo contra danos e contra doenças.
4. O tomate estimula a produção do aminoácido carnitina, o qual acelera em mais de 30% a velocidade e capacidade do organismo para queimar gordura.
5. Pesquisas defendem que os licopenos encontrados no tomate, quando consumido regularmente, reduzem o risco de doença cardíaca em 29%
6. A falta de licopeno na dieta de uma mulher na menopausa tem vindo a ser associada à osteoporose.
7. Tem sido demonstrado que o tomate fresco diminui o colesterol, colesterol LDL e triglicéridos. Também ajuda a impedir a agregação de plaquetas no sangue que é um fator de risco para arteriosclerose.
8. O tomate contem também outros fitonutrientes valiosos, tais como beta-caroteno, luteína e zeaxantina, que melhoram a visão e ajudam a proteger os olhos contra a degeneração.
9. O tomate é muito versátil e delicioso! Pode ser usado em massas, saladas, sopas, guisados, refogados e em muitos dos seus pratos preferidos.
Há pessoas que afirmam que o tomate deve ser consumido cozinhado para obtermos o máximo do seu valor nutritivo. No entanto, não é bem assim. Enquanto que o licopeno é melhor absorvido quando o tomate é cozinhado, a vitamina C e as enzimas são melhor absorvidas quando este está cru. Assim, sugere-se misturar um pouco das duas coisas. Experimente tomate cozido em sopas, guisados, caril ou desfrute do tomate cru em saladas, sandwiches e molhos.
Estudos mostram também que o licopeno encontrado no tomate amarelo e laranja é mais absorvido pelo organismo do que o licopeno encontrado no tomate vermelho. Isto não significa que não possa desfrutar dos vermelhos, mas tente fazer combinações multicoloridas.