Tuesday, April 12, 2011

Verano Azul


Hoje lembrei-me da série Verão Azul. Foi transmitida pela RTP em 1983, mas já datava de 1981. Tratava de um verão de sonho em Nerja, Província de Málaga, no Sul de Espanha, onde um grupo de adolescentes se conheceu num verão inesquecível. 


A série foi filmada entre Agosto de 1979 e Dezembro de 1980 e os actores tinham entre os 13 e os 16 anos, com personagens entre os 8 e os 17, e dois adultos (uma pintora e um marinheiro aposentado). 

Ao longo de 19 episódios, foram investigados mistérios e tratadas questões sociais como o tabaco, o álcool, a droga, as paixões, a diferença de gerações, o divórcio, a especulação imobiliária, o ambiente e o direito de protestar. Tudo de um modo muito natural, que quebrou barreiras na televisão espanhola e que foi exportada para inúmeros países, dos Balcãs à América Latina. 

Hoje lembrei-me de ver o que era feito deles:



8 comments:

  1. posso dizer sem sombra de dúvida que foi a minha série preferida (na fase da pré-adolescência).....agora viajei uns aninhos....obrigada.

    Sabes que há + - 2 semanas ouvi na Rádio Comercial uma entrevista ao "puto" piranã (Miguel Angel Valero), que é hoje um professor de Engenharia de Telecomunicações e fartei-me de rir....o gajo é um g'anda maluco. Referiu ter gravado ainda um disco só pelo divertimento. Pelos vistos soube "envelhecer"....

    ReplyDelete
  2. eu então lembro-me que o Pancho se tornou toxicodependente. até na reportagem está com muito mau aspecto.

    também amei a série, delirava com todos os episódios. e tinha a idade exacta para gostar dela, porque era da idade da pandilha :)

    ReplyDelete
  3. gostei dessa expressão...........idade da pandilha. tento não ser saudosista pois acho que os momentos são sempre bons, e aqueles que já passaram (apesar de bons) pertencem aquele momento, got to move on forward, mas às vezes damos mais valor só volvidos muitos anos sobre um período não?

    ReplyDelete
  4. a minha vida não vale nada, por isso às vezes dá-me para o saudosismo.

    ReplyDelete
  5. wtf? Ricardo, estás a "viajar" decerto. Como não vale nada! Queres levar um estalo? porque dizes isso? eu não sou ninguém para opinar sobre a vida dos outros e dar conselhos muito menos, pois cada um deve viver a sua vida em paz consigo próprio, mas se te ajudar pensa no seguinte: se olhares com olhos de crítica para as coisas que te rodeiam vais encontrar certamente todos os defeitos possíveis, pois eles existem......

    deixo-te com uma frase (não minha):
    - "Não julgue cada dia pela colheita que fez, mas pelas sementes que plantou." - Robert Louis Stevenson (1850-1894) - escritor e poeta

    Beijo

    ReplyDelete
  6. tinhas logo de escolher uma frase do criador do dr jeckyll e mr hyde :D

    falo em termos de obra feita, sinto que não deixei ainda nada para as gerações que ficam. o que não significa que não faça todo o tipo de sumos com os limões que a vida me deu.

    ReplyDelete
  7. também tenho essa preocupação/angústia, o que não quer dizer que a tua ou a minha vida não tenham valor!
    acho que já nasce connosco a necessidade de querer deixar a nossa marca no mundo, é legítimo!
    os sumos feitos podem ser quiçá a nossa obra....

    ReplyDelete
  8. diz que sim, que nos sumos do homem está a semente...

    ReplyDelete