Estava precisamente a ver o episódio-piloto da  série The Sweeney (1975-78), quando me deparei com o verdadeiro nome da  Brigada, cuja alcunha é que era Sweeney. A Brigada era The Flying Squad, e a  alcunha The Sweeney vinha do ... one and only ... Sweeney Todd. 
A razão  da alcunha vem, infelizmente, da pouco inspirada rima de calão entre "Todd" e  "Squad". E o próprio nome da brigada é desinspirado, já que a brigada tratava de  assaltos armados e crimes violentos, mas deslocava-se em automóveis. Daí que  Flying Squad não fosse grande termo. A menos que quisesse dizer apenas que eram  rápidos, "vinham a voar." 
Foi a primeira série inglesa a mostra os  polícias como seres humanos com qualidades e falhas, não se importando em  contornar ou mesmo quebrar a lei para fazerem o seu trabalho e apanharem o  vilão. A série tinha um grande pendor para a acção em vez de diálogo. 
O  episódio-piloto é considerado um filme da Armchair Cinema (porque ainda não se  sabia se despoletaria numa série), tinha 76 minutos e não funcionou como  primeiro episódio da série. Curiosamente, o actor que representou o vilão do  filme reaparece como vilão no primeiro episódio da terceira temporada, mas com  um personagem diferente.
Em 1977 e 1978 foram realizados dois filmes com  os personagens e actores da Série, Sweeney! e Sweeney 2,  respectivamente.
O nome do actor Ray Winstone está associado à recriação  da série para o grande ecrã, agendada para 2009, e a ser realizada por Nick  Love.
No comments:
Post a Comment