Monday, April 27, 2009

Staying Alive 1983



Staying Alive é um daqueles filmes muito mas muito maus, pelo qual eu não sou capaz de evitar um certo carinho. 

Primeiro, é dos primeiros filmes que me lembro de ver no cinema (descontando filmes infantis e o semi-infantil ET, um ano antes) e nessa altura para mim o cinema era uma Caixa de Pandora, o que quer que saísse de lá de dentro deixava-me os olhos brilhantes. 

Depois tinha como pano de fundo a dança moderna e eu bebia todos aqueles movimentos coordenados à Leroy Johnson (quem souber a quem me refiro terá a minha devoção eterna). 

Fiquei tão apaixonado com a música do genérico do filme que implorei semanas a fio aos meus pais que me dessem o single. Lembro-me que mo compraram numa feira (algures num dos destinos dos nossos passeios de fim de semana), já completamente desgastados com tanta insistência minha, e que a minha mãe se espantou que o disco que eu queria não era com a canção dos Bee Gees (olhei para a minha mãe com muito espanto e para os três tipos vestidos de branco e lantejoulas da capa do disco que ela tinha na mão) mas com a canção Far From Over, de um tal Frank Stallone. Claro que por essa altura eu já não me lembrava nada da música, escutada apenas uma vez no filme e nunca repetida, mas era aquela febre (de Sábado à Noite) de voltar a viver o filme através da canção.

Revi o filme na década de 90, chegando a gravá-lo em VHS da televisão, mas desgravando-o de seguida, achando que tinha sido ludibriado, porque este filme era demasiado mau para ser verdade. 

Mas o que bate forte na infância há-de bater forte para sempre, e voltei a rever o filme este fim de semana. E pode a história ser uma porcaria, os bailados terríveis e mal filmados, os diálogos serem do mais reles que alguma vez se ouviu, John Travolta cuspir as suas frases como quem tem a mandíbula deslocada e as duas belas donzelas (havia ali um curioso triângulo amoroso) não serem afinal mais do que actrizes medianas que nunca se tornaram grandes, mas o filme vai ter sempre um lugarzinho especial na minha memória. 

Googlei as duas actrizes do filme e descobri que uma delas se tornou rainha da soap opera General Hospital e a outra casou-se com o cantor Richard Marx (a da foto). 



E já notaram as cavas usadas pelo Travolta? Sim, são iguais às que Sylvester Stallone usou em Rambo II, de 1985. Provavelmente são as mesmas, visto que Stallone é o realizador deste filme e pode ter surripiado a peça de vestuário do guarda-roupa do filme.

Rated #1 in Entertainment Weekly's Top 25 Worst Sequels Ever Made (2006).

No comments:

Post a Comment