Monday, April 27, 2009

witchblade

Witchblade - The Complete Series box art


O episódio piloto é de 2000, a série teve duas curtas temporadas de 12 episódios cada em 2001-2002 e no próximo dia 29 de Julho sai o DVD especial completo.

Depois de ter visto o telefilme, que funcionou como episódio piloto, só posso reclamar... de tudo.

Basicamente, a Witchblade é uma armadura extraterrestre que só serve a mulheres e que pode ser usada contra o crime por quem for merecedor. Joana D'Arc foi uma das que a usou, mas quando se diz que Cleopátra foi outra, só temos vontade de rir, porque nenhum livro de História nos diz que Cleo alguma vez tenha combatido. E como o destino de Joana D'Arc também não foi lá muito famoso, só podemos imaginar que a Witchblade é mais uma maldição do que outra coisa.

Saída dos comics da Top Cow, o guionista da série Marc Silvestri é também o da BD, mas o que é certo é que em 91 minutos de filme, não há um em que não se pense em desistir. A personagem principal, a detective da polícia Sara Pezzini, é uma alienada com cara de poucos amigos. Depois de o seu parceiro ser assassinado, é substituído por David Chocachi, um dos meninos loiros da série Marés Vivas que não serve para outra coisa do que daytime soaps. Sem saberem como incluir a Witchblade numa história policial encarada como séria, o resultado só pode ser anedótico. 

Nunca se chega a perceber o que é a Witchblade nem porque há-de pertencer a Sara, que nada tem de merecedora. Nunca se percebe como lhe vem parar às mãos, nem como se liga a ela. As cenas com a armadura são péssimas, sempre filmadas em sucessão de imagens, ora com a armadura ora sem ela. A maior parte do tempo, a Witchblade não passa de uma pulseira, que se transforma em tempos de necessidade numa luva de aço que vai até ao cotovelo e de onde sai uma espada. 

Durante mais de metade do filme, há um homem de armadura inteira em pose por trás de esquinas, encoberto nas sombras e em plena rua. Ele é uma projecção mental que só Sara consegue ver, mas a dada altura o vilão também o vê. Afinal, não são só os eleitos que vêm a armadura. 

há duas cenas a imitar a bullet-time image capture do Matrix. Não fica nada bem, porque o resto do tempo é filmado como se fosse um film noir. 

A série teve alguma popularidade mas foi cancelada em parte por causa dos problemas da actriz Yancy Butler com a garrafa. Não sei se a série melhorou como o tintol, mas o piloto é intragável. Eu, pelo menos, prefiro manter-me sóbrio.

No comments:

Post a Comment