Monday, April 27, 2009

the sweeney



Estava precisamente a ver o episódio-piloto da série The Sweeney (1975-78), quando me deparei com o verdadeiro nome da Brigada, cuja alcunha é que era Sweeney. A Brigada era The Flying Squad, e a alcunha The Sweeney vinha do ... one and only ... Sweeney Todd. 

A razão da alcunha vem, infelizmente, da pouco inspirada rima de calão entre "Todd" e "Squad". E o próprio nome da brigada é desinspirado, já que a brigada tratava de assaltos armados e crimes violentos, mas deslocava-se em automóveis. Daí que Flying Squad não fosse grande termo. A menos que quisesse dizer apenas que eram rápidos, "vinham a voar." 

Foi a primeira série inglesa a mostra os polícias como seres humanos com qualidades e falhas, não se importando em contornar ou mesmo quebrar a lei para fazerem o seu trabalho e apanharem o vilão. A série tinha um grande pendor para a acção em vez de diálogo. 

O episódio-piloto é considerado um filme da Armchair Cinema (porque ainda não se sabia se despoletaria numa série), tinha 76 minutos e não funcionou como primeiro episódio da série. Curiosamente, o actor que representou o vilão do filme reaparece como vilão no primeiro episódio da terceira temporada, mas com um personagem diferente.

Em 1977 e 1978 foram realizados dois filmes com os personagens e actores da Série, Sweeney! e Sweeney 2, respectivamente.

O nome do actor Ray Winstone está associado à recriação da série para o grande ecrã, agendada para 2009, e a ser realizada por Nick Love.

No comments:

Post a Comment